29 janeiro 2016

Livro x Filme: A Hora da Estrela


Filme

Após terminar de ler o livro, corri para assistir o filme como sempre gosto de fazer, pois é quando estou com a história fresquinha na mente. Dirigido por Suzana Amaral, o filme baseado no clássico de Clarice Lispector precisou de bastante incremento. Digo isso porque o livro, de apenas 87 páginas, não narra acontecimentos, apenas caracteriza a vida da personagem principal, com poucos momentos de interação. E o trabalho foi muito bem feito: a diretora, Suzana, e Alfredo Oroz fizeram uma incrível adaptação fiel ao livro.

A Hora da Estrela permitiu Marcélia Cartaxo ganhar o urso de prata de melhor atriz no Festival internacional de Cinema de Berlim, em 1986.



Livro

Estrelas: 4
Páginas: 87
Editora: Rocco


Em sua mais famosa obra, Clarice Lispector se passa por um homem que está se sentindo sufocado com a história e precisa escrevê-la. Essa história é sobre Macabéa, uma mulher horrorosa, pobre, virgem, burra e ingênua. Além disso, ela tem o sonho de ser estrela de cinema.

Após a morte de sua tia, a única pessoa que tinha no mundo, Macabéa foi para a grande cidade do Rio de Janeiro e conseguiu um emprego de datilógrafa, em que ganhava menos que um salário mínimo.


"Por ser ignorante era obrigada na datilografia a copiar lentamente letra por letra"

Macabéa morava num quartinho com mais quatro mulheres, todas chamadas Maria. Um dia ela arranjou um namorado, Olímpico de Jesus, um homem que sonhava em ser deputado e rico.  E tinha também uma amiga no trabalho, Glória. Foi Glória que a orientou a ir ao médico, onde descobriu ter tuberculose pulmonar, e também a ir numa cartomante. Esta previu um futuro brilhante para Macabéa. Entretando, não era bem isso que a aguardava.

A escrita de Clarice, com diversão e reflexões incríveis, me prendeu até o fim. Recomendo para quem quer começar a ler algo da autora, este também foi o meu primeiro livro dela.

"Sim, é verdade, às vezes também penso que eu não sou eu, pareço pertencer a uma galáxia longínqua de tão estranho que sou de mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário