05 março 2015

Livro x Filme: Carrie, a Estranha


Livro
Estrelas: 4
Páginas: 199
Editora: Suma das Letras

Esse foi o primeiro livro que Stephen King escreveu e também que eu li. Logo na introdução, King conta um pouco sobre sua ideia para o livro e conta que havia desistido, mas sua mulher, Tabitha Spruce, o encorajou:

"Tabby perguntou em que eu estava trabalhando. Respondi que era num conto, mas que não tinha dado certo e eu jogara fora. Talvez tenha visto alguma coisa na minha cara. Não sei bem. Só sei que ela entrou no meu pequeno escritório, pegou as laudas na lixeira, sacudiu as cinzas de cigarro, desamassou o papel, leu tudo e sugeriu que eu fosse em frente."

Graças a Tabitha, temos este incrível romance. Stephen King contou histórias incríveis e continua contando.

Carrie conta a história de uma menina cuja mãe é uma fanática religiosa, e por isso, ela é restrita a fazer coisas normais de adolescentes. Na escola, sofre humilhações dos outros alunos por ser diferente.

Certo dia, o menino mais popular  da escola, que tem uma namorada, a chama para o baile de final de ano. Após muita relutância, por medo de cair em mais uma pegadinha de mal gosto, Carrie aceita o convite. Enquanto não chega o baile, sua mãe tenta a convencer de todas as formas a não ir ao baile, mas ela não dá ouvidos.

Na tão esperada noite, Carrie e Tommy (seu par) descobrem que estão concorrendo para rei e rainha do baile. Primeiramente, há um empate, e ao refazerem as votações, os dois ganham os títulos. E é então que ocorre o famosíssimo banho de sangue, que gera uma catástrofe em toda a pequena cidade.

Gostei muito da narrativa, pois ela é contada em duas formas: a história em si e partes de livros e entrevistas que são feitas depois do acontecimento, por pessoas que viveram e presenciaram.

Filme


Assisti ao filme de 1976 e a refilmagem de 2013. Ambos são bem fiéis ao livro e, por isso, satisfatórios. Apenas notei diferenças que são pouco relevantes e não retiram a essência da história.

Assisti, também, ao filme A Maldição de Carrie, de 1999, que foge um pouco da história: se passa vinte e três anos depois da tragédia da noite do baile, tendo como protagonista Rachel Lang, que é meia-irmã (por parte de pai) de Carrie e também possui o poder da telecinesia. Na escola de Rachel, Sue Snell (personagem do primeiro filme, ainda interpretada pela mesma atriz) é conselheira pedagógica, e ao perceber o dom de Rachel, teme que ocorra outra tragédia. O filme é como a mesma história se repetindo, anos depois, dando um fim em tudo.

Assista, abaixo, o trailer do filme de 2013:

2 comentários:

  1. Ainda não li nada do Stephen King, preciso ler logo porque amo terror. Assisto ao filme de 2013 mas não gostei tanto assim da história, uma pena
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é um pouco vazia, mas é bem original e acho muito bom o jeito que ela é contada no livro. Ainda pretendo ler bastante do Stephen.

      Beijos!

      Excluir