20 fevereiro 2015

Livro x Filme: A Culpa é das Estrelas


Livro

Estrelas: 3
Páginas: 283
Editora: Intrínseca

Finalmente resolvi retomar a minha leitura de ACEDE. No ano retrasado eu havia começado mas achei um pouco chato. Agora, depois de dois anos, reli e fui até o fim. Por já ter lido outros três livros de John Green, acho que este foi o mais fraco, mas calma, o livro não é ruim!

Hazel Grace foi diagnosticada com câncer de tireoide aos 13 anos, mas ainda está viva graças a um remédio experimental. Agora, aos 16 anos, ela começa a participar de um grupo de apoio em uma igreja. Lá, conhece Augustus Waters, menino bonitão e descolado, que sofreu de osteosarcoma e não tem uma das pernas. Logo de primeira vista, os dois se atraem e Augustus não perde tempo. No final da sessão, ele a chama para assistir um filme (V de Vingança) em sua casa.

"Você está tão ocupada sendo você mesma que não faz ideia de quão absolutamente sem igual você é." 
Página 117

Hazel e Augustus fazem uma viagem para Amsterdam, graças a um Desejo que Augustus não tinha gastado, que são concedidos a todas as crianças com câncer. Lá, eles vão de encontro a Peter Van Houten, autor do livro Uma Aflição Imperial, o favorito de Hazel.

"— Às vezes as pessoas não tem noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem — falei.
— Tá, tem razão. Mas você cumpre a promessa mesmo assim. Amar é isso. Amar é cumprir a promessa mesmo assim." 
Página 61


Apesar de ser clichê, é um livro muito bonito, que trata sobre o amor de uma forma emocionante e trágica. 

Sem deixar de fora o personagem Isaac, ele é melhor amigo de Augustus e sofre de algum tipo de câncer nos olhos, e acaba tendo que operar e fica cego. Apesar disso, ele conta muito com a ajuda de Augustus e Hazel, que amenizam o sofrimento.

Gostei muito disso no livro, apesar de todos estarem com doenças graves/terminais, eles continuam vivendo, se divertindo, até mesmo fazendo piadas sobre o que estão passando. Não simplesmente se entregam e entram em depressão, ajudam uns aos outros a passarem por isso.

"— Mas eu acredito em amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo possa continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal, mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa." 
Página 74


Filme



O filme é muito fiel ao livro, o que me animou. Hazel e Augustus, interpretados por Shailene Woodley e Ansel Elgort tiveram uma química enorme e acho que ninguém os faria melhor.

John Green faz uma participação no filme (em que no livro era uma mulher).

Simplesmente amei Nat Wolff no papel de Isaac (e isso não tem nada a ver com ele ter sido meu amor na infância). Ele foi exatamente como eu imaginava.

Abaixo, assista o trailer:

2 comentários: