07 setembro 2014

Livro x Filme: Psicose

Livro

Estrelas: 5
Páginas: 237
Editora: Darkside

Excelente, sem mais! A narrativa, a história, o mistério. Ótimo livro, daqueles que te prende até o fim.

Mary Crane é uma simples secretária que está apaixonada por Sam Loomis, homem que trabalha na loja de ferragens de seu pai em uma pequena cidade chamada Fairvale. Eles se conheceram em um cruzeiro e decidiram logo que se casariam. Porém, Sam tem muitas dívidas e precisa esperar para casar. Como um anjo caído do céu, surge para Mary a oportunidade perfeita: quarenta mil dólares em dinheiro vivo são confiados a ela por seu chefe para serem depositados no banco. Sem pensar direito, Mary pega o dinheiro, faz as malas e parte para Fairvale, com a esperança de que ela e Sam se casem o mais depressa possível.

Entretanto, no caminho para a pequena cidade, Mary se perde devido ao temporal. Ela encontra um motel no meio do nada com o letreiro aceso: Bates Motel. Sem ter condições de continuar dirigindo, Mary para e lá encontra o proprietário, Norman Bates, um homem muito gentil e um tanto estranho, que a oferece um lanche em sua casa. Lá, os dois conversam sobre a mãe de Bates, que é uma senhora doente e estressada.

De volta ao seu quarto, Mary vai tomar banho, aonde é brutalmente assassinada.

Sam, Lila (irmã de Mary) e o detetive Arbogast começam a investigar o que pode ter acontecido com Mary e todas as pistas levam até o motel Bates. E é lá onde são revelados segredos macabros.

Eu já assisti a vários filmes que tratam desse assunto, mas Psicose foi original, foi o primeiro que criou um suspense tendo "isso" como solução do mistério, e é por isso que Robert Bloch merece ser aplaudido, pois ele criou o primeiro de inúmeros suspenses que são geniais e que continuam me surpreendendo pois é algo inimaginável no decorrer da história.

Filme


O filme foi bem fiel ao livro, com exceção de poucas mudanças e retiradas de algumas partes, o que é normal. Confesso que eu fiquei um pouco confusa com o final do livro e o filme esclareceu o que eu não havia entendido. O filme, na verdade, foi melhor do que eu esperava. Por ser tão antigo, eu não estava esperando tanto, mas foi ótimo. E também conta com boas atuações.

Curiosidades:

Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que a cores o filme ficaria "ensanguentado" demais.

Psicose custou apenas US$ 800 mil e faturou mais de US$ 40 milhões nas bilheterias.

- O psicopata e assassino Ed Gein serviu como inspiração tanto para o personagem de Norman Bates em Psicose quanto para o personagem de Jame Gumb em O Silêncio dos Inocentes (1991).

- O filme Hitchcock, de 2012, mostra como foi para o diretor fazer o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário