10 fevereiro 2014

Livro x Filme: O Menino do Pijama Listrado



Filme

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado por Hitler em pessoa para trabalhar no campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 9 anos e filho do oficial, começa uma amizade com um menino Judeu da mesma idade.

Ontem eu terminei de ler O Menino do Pijama Listrado. Eu decidi falar sobre o filme primeiro porque eu assisti mais uma vez. Para mim, uma coisa é você ver o filme. Outra coisa é você ler o livro e depois ver o filme, pois desta vez você presta atenção nos mínimos detalhes e consegue concretizar o que você imaginou lendo as páginas.

Bom, a maioria de vocês com certeza já viu esse filme. Eu já vi quatro vezes e duas delas foram na escola, uma na aula de história, a outra na aula de português. Falar sobre o Nazismo é uma coisa bem complicada, pelo menos é o que eu acho. Apesar de já estar tudo resolvido, foi algo muito grandioso e possível de acontecer novamente. 

"Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo, é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro ReichNo Brasil, como em vários outros países, a apologia do nazismo é capitulada em lei como crime inafiançável."

"O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neonazistas, continuem a existir na Alemanha e noutros países."

"Holocausto foi assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra"

Eu gostei muito do filme, principalmente dos atores. Asa Butterfield e Jack Scanlon conseguiram interpretar muito bem o que eu havia imaginado enquanto lia. Principalmente Bruno, que é tão inocente, e Shmuel, nem tanto assim, pois está vivendo a realidade de ser um judeu em pleno Holocausto, enquanto o outro não entende direito o porquê disso estar acontecendo.

Falarei sobre a história abaixo, na resenha do livro.

Livro

Estrelas: 5
Páginas: 186
Editora: Cia. Das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

O livro é narrado em terceira pessoa mas através dos pensamentos de Bruno. E isso mostra toda a sua inocência e bondade. 

"(...) em seu coração, ele sabia que não havia motivo para faltar com a educação a ninguém, mesmo que a pessoa trabalhasse para você." 
Página 61

"Sentou-se no chão do seu lado da cerca e cruzou as pernas como o menino menor e desejou ter trazido consigo um pedaço de chocolate, ou quem sabe um bolo, para que pudessem dividir." 
Página 97

"Você não sabe o que é viver na minha casa", disse Bruno. "Para começar, ela não tem cinco andares, tem apenas três. Como pode uma pessoa morar num lugar tão pequeno?" 
Página 133

Os capítulos são muito bem formulados e rápidos, o livro é bem pequeno e consegue dar todos os detalhes. Há capítulos para cada coisa que precisa ser informada ao leitor. Há um capítulo sobre a irmã de Bruno, sobre a casa nova, sobre a criada Maria, sobre Shmuel, sobre Hitler etc. E eu achei isso muito interessante, porque você consegue organizar os pensamentos. E, apesar de alguns fatos aparecerem fora de ordem, tudo faz sentido e é informado no momento certo. 

Sobre chorar:

"Você é o meu melhor amigo, Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda."
Página 184

É impossível não se emocionar lendo o livro ou vendo o filme! Confira o trailer aqui.

9 comentários:

  1. Isso livro é o mais lindo da vida! <3 Eu amo livros que falam sobre a segunda guerra, mas esse é sem igual! É emocionante, lindo, cativante e... perfeito! O filme também é ótimo. Eu só assisti ele depois que li o livro (felizmente), e é um dos poucos que me agradou. Há alguns detalhes do livro que não estão presentes, mas isso não o diminui. Os atores foram muito bem escolhidos! Eu AMEI o Shmuel <3

    Tire esse gif, está me fazendo chorar! hahahaha

    PS: também estou com essa ideia de fazer um livro x filme no meu blog (porém sem resenhas junto).

    Parabéns pelo post! :D
    Beijos

    Si Flores - Folie a Books
    http://folie-a-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah obrigada pelo comentário, Si! Eu também adorei o livro e o filme. E eu também quase choro quando vejo esse gif!!!
      É uma boa ideia!

      Beijoss !!

      Excluir
  2. Oi Luisa!!

    Adoro O Menino do Pijama Listrado! Infelizmente, perdi o livro, mas amei o filme! A partir dele, fiquei fã do Asa, é lindo demais! O post está um primor. Parabéns pelo blog, fofíssimo! Beijos!

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, espero que encontre seu livro Leticia!!
      Muito obrigada mesmo! ♡

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Po da hora esse livro :3 e o filme também ;)

    ResponderExcluir
  4. Emocionante a hora em que o Bruno morre :'(
    Muito bom, ambos tanto o livro quanto o filme.

    ResponderExcluir
  5. Se eu ver o filme eu entendo o livro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quer dizer que você não entendeu o livro? Bom, eu achei o filme fiel ao livro e dá pra entender sim, não fizeram muitas modificações/adições.

      Excluir
  6. Alguém pode me falar 5 semelhança é 5 diferença do livro e do filme por favor

    ResponderExcluir