03 setembro 2013

Fala Sério, Filha! - A Vingança dos Pais

Fala Sério, Filha! - Saraiva
Estrelas: 4
Páginas: 213
Editora: Rocco

Sinopse: Enfim, a vingança dos pais, o esperado momento em que Ângela Cristina e Armando vão dar o troco e despejar em sua primogênita, Maria de Lourdes, sem dó nem piedade, todos os “fala sério” que ela merece. Menina abusada! Fala sério, filha! segue a mesma linha de Fala sério, mãe! e Fala sério, pai! e acompanha, em crônicas, a vida de Maria de Lourdes e sua relação com seus progenitores ao longo de 21 anos. Dessa vez, porém, o bastão da narrativa está com eles, embora ela também conte algumas histórias em que se viu obrigada a ouvir dos pais o seu famoso bordão. Aqui, os pais dizem “fala sério” para as inúmeras festinhas infantis, os fins de semana nos parquinhos barulhentos de shopping centers, os shows de bandas pop de talento questionável, os namorados de perna cabeluda, as desculpas esfarrapadas, a obrigação de esperar os filhos a duas quadras da escola, e muito mais!



Hoje terminei de ler um livro que comprei na Bienal. Eu li rápido pois é pequeno e tem uma leitura fácil e boa. 

Bom, os outros da série que eu já li foram Fala Sério, Amiga!, Fala Sério, Amor! e Fala Sério, Professor! respectivamente.

       

A história é contada da mesma forma que os outros livros: crônicas. São fases da vida de Malu desde os 6 meses de idade até os 21 anos, quando ela já é uma mulher. Nesse livro, os pais se vingam de todos os "Fala sério!" que ela já falou. Contam momentos vergonhosos que fizeram Malu passar. Contam como é ter filhos, falam sobre fases na vida de bebês, crianças e adolescentes e como eles (os pais) se sentem sobre tais fases.

"– Beleza, enquanto eu não beijo, vou treinando.
– T-Tre-Treinando? Treinando como?
– Na mão, no espelho, na porta da geladeira...
– Na porta da geladeira? Maria de Lourdes, não me diga que você anda lambendo a porta da geladeira!
– Bei-jan-do!
– Ah, tá. Agora fiquei tranquila – ironizei. – Fala sério, filha! Que nojo!"
Página 110

Cheio de comédia e bizarrices, as histórias vão te fazer ler rápido e acabar bem rapidinho!

Eu adoro os livros da Thalita pois eles têm a escrita fácil e engraçada. Eu sempre dou risadas com os livros dela.

"Às vezes a cara das crianças faz parecer que arrancaram um dedo delas sem anestesia, mas normalmente é uma bobagem qualquer."
Página 72

Eu só dei 4 estrelas para esse livro por dois motivos, talvez meio bobos: primeiro, eu não gostei da mudança de capa. Eu gostaria de que fosse como os outros. E o segundo, é que apesar de ser um livro bom, eu acho a escrita meio infantil. Mas não estou dizendo de modo algum que um adolescente ou até mesmo um adulto não possa apreciar.

Bom, é isso. E agora eu já estou lendo outro livro, aguardem a próxima resenha :) Beijoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário