11 setembro 2013

11 de Setembro

Amazon Prime: Os 58 minutos mais explosivos sobre 11/09

12 anos se passaram. Há 12 anos atrás milhares de pessoas morreram em uma das maiores tragédias do mundo.

Em 11 de Setembro de 2001, houve uma série de ataques suicidas coordenados pela rede Al Qaeda a cidades norte-americanas. Pela manhã, 19 homens ligados à rede sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York.

Os ataques às Torres Gêmeas mataram todos que estavam nos aviões e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington.

O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns dos passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham desviado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

No total, aproximadamente 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19 sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos norte-americanos, houve a invasão ao Afeganistão. Vários países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Os Estados Unidos estabeleceram um fundo no valor de US$ 4,3 milhões para a cobertura de tratamentos médicos contra a asma e doenças respiratórias, além de depressão, ansiedade e dores múltiplas. Em junho, o instituto norte-americano para a higiene e saúde no trabalho recomendou que alguns tipos de câncer fossem acrescentados à lista de doenças ligadas aos ataques.




Vou deixar aqui 4 filmes sobre o dia 11 de setembro:


As Torres Gêmeas
No 11 de setembro do diretor Oliver Stone, os holofotes estão sobre aqueles que ajudaram a salvar a vida de seus compatriotas. No filme, dois policiais ficam presos embaixo dos escombros dos prédios e seus colegas tentam resgatá-los.




Tão Forte e Tão Perto
O filme tem como pano de fundo os ataques terroristas do 11 de setembro. Um garoto nova iorquino, após perder seu pai no atentado, anda pela cidade para encontrar uma fechadura para uma chave deixada por seu pai. O uso da tragédia na história não foi bem visto por alguns espectadores, para quem o filme se aproveitou do ocorrido. O filme do diretor Stephen Daldry é baseado no livro de mesmo nome do escritor Jonathan Safran Foer.


Reine Sobre Mim
No filme “Reine sobre mim”, de Mike Binder, o 11 de setembro também é o pano de fundo da história. Na trama, um homem perde sua família nos ataques e busca a amizade de seu colega de dormitório da faculdade para superar o ocorrido.


Lembranças
Mesmo depois de muitos anos após o estudante Tyler Roth ter perdido seu irmão, ele não consegue se recuperar da dor que sente. Nesse meio tempo, ele conhece Ally, filha de um policial, que teve sua mãe brutalmente assassinada. Percebendo que podem compartilhar seus pesares, os dois acabam se apaixonando, numa tentativa de tentar, através do amor, libertar-se da angústia.


Um comentário: