07 junho 2013

Adormecida


Estrelas: 5
Páginas: 272
Editora: Lua de Papel

A “distopia” também é chamada de “antiutopia”, ou seja, enquanto a “utopia” é a sociedade ideal, a distopia, é totalmente o contrario disso. As sociedades distópicas podem parecer ideais no inicio ocorrendo em um futuro próximo ou presente/passado paralelo. Sempre há alguém controlando tudo, podendo ser alguma organização ou o próprio estado, e impondo regras rigorosas que de inicio parecem beneficiar a todos, quando na verdade apenas uma seleta minoria ficará satisfeita
O.b.s.: Apesar de grande parte dos romances distópicos se passarem no futuro e serem repletos de tecnologia, nem todas as distopias são ficção-cientifica e nem todo livro que se passe no futuro é uma distopia


Comecei a resenha com a definição de "distopia" pois o livro Adormecida é um livro distópico. Eu nunca havia lido um livro desse tipo e eu simplesmente adorei. Ao ler a sinopse, a maioria das pessoas pensa que Adormecida é apenas uma história adaptada de Bela Adormecida. Se você achou isso, pode esquecer. É algo completamente diferente. Conto para vocês...

Rose Fitzroy costumava entrar em estase química várias vezes durante a sua infância. O que seria uma estase química? Bom, pesquisei um pouco e percebi que o conceito de estase que melhor se encaixa aqui é o da biologia: "Para a biologia, a estase significa os períodos, durante a evolução, em que as espécies se mantêm relativamente sem mudanças." Só consegui entender exatamente o que era uma estase no livro, quando estava mais para o final dele. 
Rose entra em estado de estase, porém, acontecem alguns acidentes e as únicas pessoas que sabiam que ela estava lá, morreram. Logo, ela não é retirada da estase. Com isso, passaram-se 62 anos até que ela fosse acordada por Bren. Rose continuara sendo uma adolescente, mas todos que ela conhecia se foram, e tudo a sua volta, mudara. Ao ser descoberta, Rose vira a maior notícia (internacional) do momento. Nem todos ficam contentes com o fato da menina ter despertado, ela é herdeira da UniCorp, corporação interplanetária
Rose se sente completamente deslocada num mundo novo. Na escola principalmente, onde ela só conhece Bren. Ele tenta ajudá-la a fazer novos amigos, mas nem todos estão interessados a serem amigos dela. Exceto por um: Otto. Otto é um ser humano geneticamente modificado que não possui a capacidade de falar, mas pode entrar na mente das pessoas e se comunicar com elas por lá, apenas encostando na pele. Ele é considerado propriedade da UniCorp. Ele e Rose se tornam grandes amigos. 
Mas Rose corre um grande perigo, alguém mandou uma espécie de "robô morto-vivo do mal" para matá-la! Pois é... nada fácil.

Eu não sabia que ia me apaixonar tanto por esse livro, principalmente pelo fato de que ele começa meio chatinho e não me chamou muito a atenção. Porém, ele começava a ficar cada vez mais e mais interessante ao longo dos capítulos. E, acreditem, esse foi o livro que mais me fez chorar até hoje. No final, são tantas revelações que o coração não aguenta. 
Andam dizendo por aí que haverá um segundo livro, mas nada confirmado.  Eu acho que, apesar de eu ter gostado muito desse, seria desnecessária uma continuação. Tudo virando série agora?? Ficou ótimo assim e não precisa de mais nada! De qualquer modo, se houver outros livros, eu obviamente vou comprá-los para saber o que mais acrescentaram.
Bom, não perca tempo e leia esse livro, você não vai se desapontar.

6 comentários:

  1. Eu adoro distopias! Esse livro me chamou atenção primeiramente pela capa, confesso, mas não tinha parado para ir atrás sobre o que é a história. Graças a sua resenha agora estou quase saindo de casa e indo comprar! Haha.
    Boa resenha!
    Beijos,
    Kami
    gostoliterario.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro livro de distopia que eu li, e é muito bom! Eu espero ler mais sobre esse assunto. Hahahah, você não vai se arrepender (e confesso que no começo, comprei pela capa mesmo, linda haha)
      Obrigada!! ♥

      Excluir
  2. Esse livros sempre me chamou a atenção por causa da capa. Acho-a muito linda e depois de ler a sinopse e a resenha fiquei ainda mais interessada, mas ele ainda não veio para Portugal.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar em algum site do Brasil, ou esperar chegar aí mesmo e correr para comprar! É realmente muito bom! :)

      Excluir
  3. Eu adorei o livro, também achei que seria um romance inspirado em a Bela Adormecida, mas me surprendi muito com o livro, Adorei a resenha
    Beijos

    http://lcompulsiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :DD

      Adorei o seu blog, estou seguindo!

      Beijos

      Excluir